Blog

Os primeiros africanos escravizados chegaram às Américas já no início da colonização. Os últimos, atravessaram o oceano Atlântico na segunda metade da década de 1860, quando Cuba interrompeu o infame tráfico. Em 1888, a abolição da escravatura no Brasil colocou um fim nessa história de quase 4 séculos.

O território do atual México foi povoado por centenas de povos antes da chegada dos europeus. Porém, quase sempre ouvimos falar apenas de dois deles: os maias e os astecas.

No ano de 1998, foi eleito na Venezuela o presidente Hugo Rafael Chávez Frías, mais conhecido como Hugo Chávez. Com uma linha de pensamento mais à esquerda, Chávez foi oficial militar de carreira, fundador do Movimento Quinta República e também participou do plano mal sucedido de golpe de estado a Carlos Pérez, que presidia o país em 1992.

Na busca de uma construção identitária argentina calcada na figura do branco e europeu, lideranças do país têm constantemente negado a presença e a importância dos povos originários na formação da Argentina. As tentativas de apagamento dessas populações ficaram evidentes, por exemplo, quando o atual presidente, Alberto Fernández, afirmou que os...

No entanto, foi na literatura que seu nome alcançou grande repercussão. García Márquez é autor de "Cem anos de solidão", obra que rapidamente alcançou sucesso internacional se tornando peça fundamental do que viria a ser conhecido como o "boom latino-americano".

Em 1910, Francisco Madero, um rico fazendeiro do norte do México, deu início a um movimento armado popular que teve como objetivos derrubar o governo de Porfirio Díaz e sua base social oligárquica.

Após uma década de 20 otimista, os Estados Unidos tiveram sua economia duramente impactada pela Grande Depressão, a partir de 1929. O "crash" da bolsa de valores foi um dos aspectos mais simbólicos de uma crise que levou ao fechamento de bancos, aumento do desemprego e queda no PIB. Em 1933, o presidente Franklin Delano Roosevelt iniciou a...

As discussões que colocam os indígenas da América do Sul no centro de propostas políticas são constantes, com debates que vão desde o direito à terra até a importância da natureza e da sua preservação.

Em 1578, na batalha de Alcácer-Quibir, o rei de Portugal desapareceu. A morte de D. Sebastião gerou uma grave crise sucessória no trono português. Entre os pretendentes estava o rei da Espanha, Felipe II, que passou a controlar Portugal e seus territórios no que ficou conhecido como a União Ibérica.