Blog

No entanto, foi na literatura que seu nome alcançou grande repercussão. García Márquez é autor de "Cem anos de solidão", obra que rapidamente alcançou sucesso internacional se tornando peça fundamental do que viria a ser conhecido como o "boom latino-americano".

Em 1910, Francisco Madero, um rico fazendeiro do norte do México, deu início a um movimento armado popular que teve como objetivos derrubar o governo de Porfirio Díaz e sua base social oligárquica.

Após uma década de 20 otimista, os Estados Unidos tiveram sua economia duramente impactada pela Grande Depressão, a partir de 1929. O "crash" da bolsa de valores foi um dos aspectos mais simbólicos de uma crise que levou ao fechamento de bancos, aumento do desemprego e queda no PIB. Em 1933, o presidente Franklin Delano Roosevelt iniciou a...

As discussões que colocam os indígenas da América do Sul no centro de propostas políticas são constantes, com debates que vão desde o direito à terra até a importância da natureza e da sua preservação.

Em 1578, na batalha de Alcácer-Quibir, o rei de Portugal desapareceu. A morte de D. Sebastião gerou uma grave crise sucessória no trono português. Entre os pretendentes estava o rei da Espanha, Felipe II, que passou a controlar Portugal e seus territórios no que ficou conhecido como a União Ibérica.

Durante o século XX, a América Latina viu a expansão da canção popular, que buscava referências no rural e as trazia para o espaço urbano, sendo a base de diversos estilos musicais característicos dos países latino-americanos.

A partir dos anos 1930, surgiram na América Latina governos com amplo apoio das massas trabalhadoras. A Argentina, após anos de governo militar, elegeu Juan Domingo Perón em 1946. Ao seu lado, estava sua esposa e atriz Eva Duarte de Perón, mais conhecida como Evita.

Durante as décadas de 60 e 70, a história da América Latina foi marcada pelos reflexos da Revolução Cubana e da Guerra do Vietnã, que geravam o temor em alguns grupos sociais e políticos de que eventos parecidos poderiam se repetir.

Por décadas, a então recente república norte-americana fez sua marcha para o Oeste, em busca de territórios para além das suas treze colônias iniciais na costa do Oceano Atlântico. Essa expansão ocorreu de várias formas: compra de terras, guerras contra povos vizinhos, massacres indígenas, anexação de territórios... e gerou o mito dos bravos...