Idealizadores

Caio Pedrosa da Silva

UFVJM

Doutor em História pela Universidade Estadual de Campinas (2015), possui graduação em História (2006) e mestrado pela mesma universidade. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK. Tem experiência na área de História, com ênfase em História da América, atuando principalmente nos seguintes temas: Revolução mexicana, historiografia mexicanista, rebelião cristera, história das religiões no mundo contemporâneo.

Rodolpho Gauthier Cardoso dos Santos

IFMG

Bacharel e licenciado (Unicamp, 2005), mestre (Unicamp, 2009) e doutor em História (USP, 2015). É professor do IFMG (Instituto Federal de Minas Gerais), campus Ouro Branco. Atualmente, coordena a Licenciatura em Pedagogia. Faz parte do corpo docente do Mestrado Professional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT). Tem interesse pelos seguintes temas: Mídia e Educação/Educomídia, Ensino de História, História da América (Cone Sul), História do Brasil República e Educação patrimonial.

Valdir Donizete dos Santos Júnior 

IFSP

Possui graduação em História (2010), mestrado em História Social (2013) e doutorado em História Social pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP) (2019). Atualmente é Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de São Paulo (IFSP). Tem experiência na área de História, com ênfase em História das Américas e História Contemporânea no século XIX.

Luis Guilherme Assis Kalil

UFRRJ

 Mestre (2008) e doutor (2015) em História Cultural pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor da área de História da América Colonial e América Independente no século XIX e membro do Programa de Pós-graduação em História (PPHR) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ - IM/Nova Iguaçu). Líder do grupo de pesquisa "História das Américas: fontes e historiografia" (UFOP/CNPq). Possui experiência na área de ensino e pesquisa em História, com ênfase em História da América.

Mariana Adami

Unicamp

Mariana é historiadora e atualmente cursa mestrado na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Desde a graduação, se interessou por História das Américas, pesquisando a intelectualidade e a política no México contemporâneo. Também se dedica à educação, ensino de história e divulgação científica, participando de projetos como o Hora Americana e a Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), tendo atuado anteriormente no ensino básico e na educação popular.

Paulo Sérgio de Souza Gomes

UFRRJ

Graduado em História pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Integrante do grupo de pesquisa "História das Américas: fontes e historiografia". Tem interesse pelos seguintes temas: Conquista Espanhola, crônicas do séc. XVI, Conquistadores Negros e América Colonial

Naelly Gorci

UFVJM

Bacharela em Humanidades (2019) e atualmente cursa licenciatura em História na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Trajetória acadêmica pautada no movimento estudantil ocupando cargos representativos como Presidenta do Centro Acadêmico (2017-2018), Diretora de Integração Estudantil do Centro Acadêmico (2018-2019), Coordenadora de Ensino, Pesquisa e Extensão no Diretório Central dos Estudantes e representante discente no Conselho Universitário (2019-2020). Interessada nas discussões a respeito dos processos de independência e revolucionários dos países americanos no séc. XIX e séc. XX.