#17 - Peru: democracia, ditaduras e violência política

19/04/2021

Assim como na história do Brasil, vários outros países da América Latina também passaram por profundas transformações políticas envolvendo militares, golpes, ditaduras, guerrilhas, protestos, movimentos sociais e corrupção. O Peru é um exemplo disso. Mas como esses eventos se deram nesse país? Quais são os principais personagens dessa história recente? Como está hoje o cenário político e social no Peru?

Para responder a essas e outras perguntas e trazer um pouco mais da história política recente desse país, nosso programa conversará com a professora Êça Pereira da Silva, da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

O episódio está disponível nas principais plataformas de podcast e também em nosso canal no YouTube. Esperamos que gostem do programa e deixem suas opiniões, sugestões e críticas! Também não esqueçam de nos seguir em nossas redes sociais.

Dicas do programa Hora Americana e links

Livro "Razones de sangre", de Gonzalo Portocarrero (2014)

Livro "Historia del Perú contemporáneo", de Carlos Contreras e Marcos Cueto (2013)

Livro "Peru: classes, Estado e nação", de Julio Cotler (2006)

Livro "Desborde popular y crisis del Estado", de José Matos Mar (1984)

Filme "La boca del lobo" (1988)

Documentário "Estado del miedo" (2005)


Conheça nossa entrevistada

Êça Pereira da Silva é graduada em História (Licenciatura e Bacharelado 2005), mestre (2009) e doutora (2016) em História Social pela Universidade de São Paulo (USP). Pesquisa História Latino-americana Contemporânea e atua principalmente nas áreas de história política, cultural, intelectual e militar. Co- editora da Revista Antígona (UFT).

Entre 2018 e 2019, fez parte do projeto de extensão História e Literatura: formação de leitores em Porto Nacional (TO), que teve como objetivo a formação de leitores na cidade a partir da leitura e discussão de textos literários, relacionando-os com temas históricos e sociais. Atualmente, pesquisa a integração da Pan-Amazônia na imprensa latino-americana, analisando como a questão da integração latino-americana ao longo do século XX, em particular o tema da pan-amazônia, foi abordado pela imprensa escrita de cinco países com os quais o Brasil compartilha a região Amazônica, a saber: Bolívia, Colômbia, Equador , Peru e Venezuela