#18 - A Conquista do Oeste

30/04/2021

Por décadas, a então recente república norte-americana fez sua marcha para o Oeste, em busca de territórios para além das suas treze colônias iniciais na costa do Oceano Atlântico. Essa expansão ocorreu de várias formas: compra de terras, guerras contra povos vizinhos, massacres indígenas, anexação de territórios... e gerou o mito dos bravos conquistadores que perdura até os dias de hoje.

O uso do discurso da fronteira e da expansão foi reformulado diversas vezes, seja como base para uma política imperialista ou para a exploração espacial. Ainda muito presente na cultura norte-americana, a Conquista do Oeste continua sendo intensamente debatida pelos historiadores, gerando ainda hoje abordagens e perspectivas inovadoras. Mas, como se deu essa conquista? Quem eram os ocupantes dessas terras conquistadas? Como esse tema foi e continua sendo interpretado pelos historiadores?

Para responder a essa e outras questões, contamos hoje com a presença do professor Arthur Lima de Avila, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

O episódio já está disponível nas principais plataformas de podcast e também em nosso canal no YouTube. Esperamos que gostem do programa e deixem suas opiniões, sugestões e críticas! Também não esqueçam de nos seguir em nossas redes sociais.


Dicas do programa Hora Americana e links

Livro "Meridiano de Sangue", de Cormac McCarthy (2020)

Livro "Assassinos da Lua das Flores", de David Grann (2018)



Conheça nosso entrevistado

Arthur Lima de Ávila é graduado, mestre e doutor em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Sua tese recebeu o Prêmio Capes 2011 em História. Atualmente, é Professor Adjunto no Departamento de História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de História, com ênfase em História da América, Teoria da História, Historiografia e História dos Estados Unidos, atuando principalmente com os seguintes temas: teoria da história, história intelectual, usos do passado, historiografia norte-americana, história do Oeste norte-americano e dos Estados Unidos.

O convidado é coordenador de projetos de pesquisa como o "Laboratório de Estudos sobre os Usos Políticos do Passado", faz parte do conselho editorial da revista História da Historiografia, foi organizador de livros e publicou diversos trabalhos sobre Teoria e Historiografia e sobre a História dos Estados Unidos da América.