#25 - O New Deal e a Grande Depressão nos Estados Unidos

18/08/2021

Após uma década de 20 otimista, os Estados Unidos tiveram sua economia duramente impactada pela Grande Depressão, a partir de 1929. O "crash" da bolsa de valores foi um dos aspectos mais simbólicos de uma crise que levou ao fechamento de bancos, aumento do desemprego e queda no PIB. Em 1933, o presidente Franklin Delano Roosevelt iniciou a implantação de uma série de medidas econômicas que visavam recuperar a economia e o emprego no país. O famoso "New Deal".

Mas, o que foram exatamente essas medidas? Quais foram as suas fases? De que forma o New Deal impactou o eleitorado? Para responder a essas e outras questões, entrevistamos o professor Flávio Limoncic, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

O episódio já está disponível nas principais plataformas de podcast e também em nosso canal no YouTube. Esperamos que gostem do programa e deixem suas opiniões, sugestões e críticas! Também não esqueçam de nos seguir em nossas redes sociais.


Dicas e links


Livro "As Vinhas da Ira", de John Steinbeck (1939)

Filme "As Vinhas da Ira" de John Ford (1940)

Livro "Os inventores do New Deal", de Flávio Limoncic (2009)


Conheça nosso entrevistado

Flávio Limoncic é professor do Departamento de História, do Mestrado Profissional em História e do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). É Mestre (1997) e Doutor (2003) em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com bolsa-sanduíche (1999-2000) na Universidade de Maryland (Estados Unidos). Possui pós-doutorado (2011-2012) na Universidade de Michigan (Estados Unidos). A sua principal área de interesse é a História dos Estados Unidos no século XX.