#27 - Gabriel García Márquez: literatura, história e memória

16/09/2021
Em 1927, na cidade colombiana de Aracataca, nascia Gabriel José García Márquez, filho mais velho de 11 irmãos. Formado em Direito pela Universidade Nacional, iniciou seus trabalhos como jornalista no El Universal. Foi correspondente internacional em Genebra e Roma, além de passar períodos em Paris, Hungria, Alemanha, Tchecoslováquia e União Soviética.

No entanto, foi na literatura que seu nome alcançou grande repercussão. García Márquez é autor de "Cem anos de solidão", obra que rapidamente alcançou sucesso internacional se tornando peça fundamental do que viria a ser conhecido como o "boom latino-americano".

Gabo, como era conhecido pelos amigos, publicou dezenas de obras de diferentes estilos: romances, contos, reportagens... que venderam mais de 40 milhões de exemplares ao redor do mundo.

Mas quem foi esse jornalista e escritor? O que teria sido esse boom da literatura latino-americana? Qual foi o impacto de sua obra para a imagem e a identidade da América Latina? Para responder essas e outras questões, conversamos com o professor Felipe de Paula Góis Vieira, doutor em História pela Unicamp e professor do Instituto Federal de São Paulo (IFSP).

O episódio já está disponível nas principais plataformas de podcast e também em nosso canal no YouTube. Esperamos que gostem do programa e deixem suas opiniões, sugestões e críticas! Também não esqueçam de nos seguir em nossas redes sociais.

Dicas do programa Hora Americana e links

Site "Colección de Gabriel García Márquez", da Universidade do Texas

Curta-metragem "A peste da insônia", de Leonardo Aranguibel (2020)

Documentário "Gabo: a criação de Gabriel García Márquez", de Justin Webster (2015)

Livro "Gabo y Fidel", de Angel Esteban (2004)

Livro "Gabo: cronista da América", de Felipe de Paula Góis Vieira (2021)

Livro "De Gabo a Mario", de Angel Esteban (2009)


Conheça nosso entrevistado

Felipe de Paula Góis Vieira é doutor, mestre e licenciado em História pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), atuando principalmente nos seguintes temas: História da América, História Intelectual, literatura hispano-americana, realismo mágico e Gabriel García Márquez. Possui experiência na área de ensino e pesquisa em História e também na produção de livros didáticos. É professor do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) - Campus Capivari.