#3 - Paraguai: estereótipos, guerras e pontes

Entre 1864 e 1870, a Tríplice Aliança formada por Brasil, Argentina e Uruguai enfrentou os paraguaios liderados pelo general Solano López em uma disputa que impactou a história de todos os países envolvidos, deixando, de forma ainda mais evidente, marcas indeléveis na história do Paraguai. Embora os dados levantados pelos historiadores possam divergir, é certo que mais da metade da população daquele país tenha perecido em combate.

No campo político, uma interpretação nacionalista da guerra serviu para legitimar uma das ditaduras mais duradouras da América Latina no século XX: o governo de Alfredo Stroessner (1954-1989). Ironicamente, ao mesmo tempo em que o stroessnismo fazia da jornada de Solano López e seus soldados uma espécie de epopeia da nação, também fazia do Brasil, seu algoz no século XIX, o parceiro privilegiado de sua política externa e de sua economia. O grande símbolo desse processo, nem sempre pacífico, foi a construção da Usina Hidrelétrica de Itaipu, empreendimento capaz de provocar até hoje ruídos na relação entre os dois países.

Infelizmente, desde os processos de formação dos Estados nacionais no século XIX, o Paraguai se tornou no imaginário dos brasileiros uma espécie de micro-cosmo da suposta "barbárie" hispano-americana, resultando na produção uma série de estereótipos que têm se perpetuado desde então.

Além de imagens recorrentes que também são atribuídas a outros de nossos vizinhos como a fragilidade das instituições democráticas, a anarquia política e a tendência ao autoritarismo, no Brasil, "paraguaio" também significa pejorativamente algo falso e de qualidade inferior.

Para desconstruir esses estereótipos e tentar construir pontes entre as histórias do Paraguai e do Brasil, convidamos, para o Episódio #3 do podcast Hora Americana, o professor da Universidade Federal da Integração Latino-americana (Unila) Paulo Renato Silva, especialista na História do Paraguai.

Desejamos a todos que aproveitem a entrevista!

Disponível no link: Canal Hora Americana no Spotify ou Canal Hora Americana no Youtube


Dicas do programa Hora Americana e links

Documentário Cuchillo de Palo de Renate Costa

Livro Eu O Supremo de Augusto Roa Bastos

Livro Antes de Itaipú: La Disputa entre o Brasil y Paraguay por Los Saltos de Guairá de Emílio Cólman

 Filme A guerra de um homem de Sérgio Toledo


Conheça nosso entrevistado


Bacharel e Licenciado em História pela Universidade Estadual de Campinas (2002), Mestre (2004) e Doutor (2009) em História pela mesma universidade. Entre 2008 e 2010 foi professor da Universidade Federal do Tocantins (UFT), campus de Porto Nacional. Desde 2010 é professor da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), sediada em Foz do Iguaçu (PR), onde atua no Bacharelado e na Licenciatura em História, no Mestrado Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos (PPG-IELA) e no Mestrado em História (PPGHIS). Entre agosto de 2018 e julho de 2019 desenvolveu estágio de pós-doutoramento na Universidade de Évora (UÉ), em Portugal. Pesquisa os seguintes temas: stronismo, peronismo e relações Paraguai-Brasil-Argentina