Sobre

O podcast quinzenal "Hora Americana" é um projeto de Extensão produzido por professores de universidades e institutos federais do Brasil. Teve início em maio de 2020. Seu objetivo é difundir conhecimentos sobre a História e as culturas dos diferentes países das Américas. Dessa forma, esperamos contribuir para a diminuição do tradicional desconhecimento dos brasileiros em relação aos países que compõem seu continente, além de apresentar perspectivas que superem o eurocentrismo.

O nome do projeto faz referência a um trecho do manifesto lançado durante a Reforma Universitária de Córdoba, em 1918. Naquele ano, a segunda maior cidade argentina assistiu ao surgimento de um movimento liderado por estudantes do ensino superior que reinvidicavam enfaticamente, entre outras coisas, reformas que promovessem uma universidade mais inclusiva, dinâmica, autônoma e com uma estrutura muito mais democrática. Após meses de protestos, ocupações e greves estudantis, o movimento obteve diversas conquistas. Assim, influenciou profundamente ações semelhantes promovidas por estudantes ao redor da América Latina nas décadas seguintes. Logo no primeiro parágrafo de seu manifesto de 1918, os estudantes cordobeses celebram: "(...) as ressonâncias do coração nos advertem: estamos pisando sobre uma revolução, estamos vivendo uma hora americana".

Por meio de entrevistas, documentos, músicas e outras mídias, o podcast apresenta temas atuais e também aqueles menos conhecidos ou tradicionais relativos à História das Américas. Para isso, contamos com as sugestões, comentários e críticas construtivas dos nossos ouvintes. Caso note algum erro ou imprecisão, também estamos abertos, basta entrar em contato nos canais de comunicação em que o Hora Americana está disponível.