#37 - A Guerra das Malvinas: memória, ditadura e redemocratização

04/05/2022

A Guerra das Malvinas, ou Falklands War, foi um confronto militar que opôs Argentina e Inglaterra em 1982 e que teve como causa imediata a disputa pelas Malvinas, arquipélago situado no Atlântico Sul, numa zona contígua à costa argentina. O conflito foi deflagrado durante o governo da primeira-ministra britânica Margaret Thatcher e numa Argentina que estava sob o domínio dos militares do autointitulado Processo de Reorganização Nacional (1976- 1983). Durante os meses em que durou a contenda, tanto o governo argentino quanto o britânico se valeram da guerra para alavancar a sua popularidade e para conquistar o apoio de suas populações em relação ao que parecia ser uma "causa nacional". Trata-se de uma guerra que durou apenas 74 dias, mas que teve como resultado inúmeras perdas humanas, a derrota argentina, o desprestígio do seu governo militar e que deixou um trauma para o país vizinho que dura até os dias de hoje.

No entanto, a disputa pelas Malvinas não começou nem se encerra com a guerra de 1982. O litígio em questão tem suas origens em velhas contendas coloniais e em orgulhos nacionais em conflito. O arquipélago foi alvo da ação de espanhóis, franceses, britânicos e ingleses na época colonial e sua disputa continuou durante o processo de conformação das nações latino-americanas ao longo do século XIX. Em 1833, ingleses ocuparam militarmente as ilhas e implantaram uma população europeia no local, o que deu início a uma longa disputa com a Argentina que ainda segue sem solução.

Para compreender as idas e vindas dessa história que relaciona passado, presente e futuro numa disputa histórica que começa pelo nome (Malvinas ou Falklands?) conversamos com Breno de Sousa Juz, professor da rede municipal de Campinas e doutorando em história pela UNICAMP.

O episódio já está disponível nas principais plataformas de podcast e também em nosso canal no YouTube. Esperamos que gostem do programa e deixem suas críticas, opiniões e sugestões. Não se esqueçam de nos seguir em nossas redes sociais.


Dicas e links

Disco "Yendo de la cama al living", de Charly Garcia (1982)

Livro "Los chicos de la guerra", de Daniel Kon (1982)

Livro "Las Islas", de Carlos Gamerro (1998)

Livro "Los Pichiciegos", de Rodolfo Fogwill (1983)

Animação "La asombrosa excursión de Zamba en las Islas Malvinas" (2012 e 2014)

Filme "Un cuento chino", de Sebastián Borensztein (2011)

Filme "Iluminados por el fuego", de Tristán Bauer (2005)

Filme "Guarisove, los olvidados", de Bruno Stagnaro (1995)

Filme "Malvinas, historia de traiciones", de Jorge Denti (1983-84)

Filme "Los chicos de la guerra", de Bebe Kamin (1984)


Conheça nosso entrevistado

Breno de Souza Juz possui graduação (2007) e mestrado (2010) em História pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente é professor de História na rede municipal de Campinas e realiza doutorado em História pela UNICAMP sobre a guerra das Malvinas. Em 2016, foi visiting scholar na New School (NY, EUA). Foi orientador educacional on-line de História do curso de EaD de especialização REDEFOR/UNICAMP. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Latino-americana, atuando principalmente nos seguintes temas: cinema e história, representações cinematográficas, guerra das Malvinas, Argentina contemporânea, cinema argentino, narrativa e identidade, E.Z.L.N. e movimentos sociais indígenas.


© 2020 Hora Americana. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora