#48 - Brasil e América Hispânica: conexões atlânticas e história global

12/11/2022

A História é repleta de conexões e relações através do tempo. Porém, os recortes feitos pelos historiadores muitas vezes isolam as conexões realizadas através da expansão territorial, marítima e comercial entre os diferentes continentes, ficando limitadas às fronteiras nacionais ou imperiais.

Perspectivas como as de História Global, Atlântica ou Conectada rompem com essas barreiras delimitadas pelas fronteiras, físicas ou não, e apresentam novas formas de visualizarmos o globo. Durante o período colonial, as rotas comerciais ligavam o continente americano com a África, Ásia e Europa. Através da circulação de pessoas, informações e produtos é possível observarmos como essas colônias se relacionavam muito além da imagem do exclusivismo colonial.

Essas discussões mais amplas conectam as historiografias de diferentes países. As relações entre Salvador e Buenos Aires, por exemplo, contradizem a narrativa mais clássica de uma História nacional e isolada em cada país. Tais cidades portuárias foram responsáveis pela circulação de produtos, riquezas e serviços diversos, e se intensificaram com o comércio de escravos africanos ao longo do tempo. Além disso, com o surgimento dos Estados nacionais e das delimitações de suas fronteiras, novas articulações passaram a existir.

Para discutir essas e outras questões, conversamos com os professores Thiago Krause, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, e Rodrigo Goyena, da Universidade de São Paulo.

O episódio já está disponível nas principais plataformas de podcast e também em nosso canal no YouTube. Esperamos que gostem do programa e deixem suas opiniões, sugestões e críticas! Também não esqueçam de nos seguir em nossas redes sociais.
O episódio já está disponível nas principais plataformas de podcast e também em nosso canal no YouTube. Esperamos que gostem do programa e deixem suas opiniões, sugestões e críticas! Também não esqueçam de nos seguir em nossas redes sociais.


Dicas e links

Livro "12 anos de escravidão", de Solomon Northup, Companhia das Letras (2014)

Livro "Adeus, senhor Portugal", de Rafael Cariello e Thales Pereira, Companhia das Letras (2022)

Livro "Império em disputa", de Thiago Krause e Rodrigo Goyena, Editora FGV (2022)

Livro "Biografia de Mahommah Gardo Baquaqua", de Mahommah Gardo Baquaqu, Clube de Autores (2022)

Livro "A autobiografia do poeta-escravo", de Juan Francisco Manzano, Hedra (2015)


Conheça nossos entrevistados

Thiago Nascimento Krause possui graduação em História na UFF (2007), mestrado no PPGH da mesma universidade (2010) e doutorado no PPGHIS/UFRJ (2015). No mestrado, estudou as possibilidades de ascensão social dos vassalos luso-brasílicos através do serviço à Coroa Portuguesa, especialmente no contexto da guerra contra os neerlandeses na América, e suas consequências para a relação entre Coroa e elites da Bahia e Pernambuco. Sua dissertação foi publicada pela editora Annablume em 2012. No doutorado, investigou a elite baiana do século XVII: sua composição, atuação e relacionamento com a Coroa, procurando examinar o caso brasileiro em um enquadramento comparativo tanto no império português quanto atlântico. Publicou "1640" com Joana Fraga (Tinta-da-China, 2019) e "Império em Disputa" com Rodrigo Goyena Soares (FGV, 2022). Atualmente pesquisa a história global de Salvador (1549-1763) em conjunto com Christopher Ebert (CUNY/Brooklyn College), com financiamento da Tow Foundation, PSC-CUNY, FAPERJ e Fundación Carolina. Em 2022-2023, desenvolverá essa pesquisa na School of Historical Studies do Institute for Advanced Study (Princeton). É Professor Adjunto de História do Brasil Colonial do Departamento de História da Unirio, membro permanente do Programa de Pós-Graduação em História da mesma universidade e Jovem Cientista do Nosso Estado (FAPERJ, 2021-2024).


Rodrigo Goyena da Silveira Soares é professor doutor de História do Brasil na Universidade de São Paulo (USP). Pós-doutor em História na USP. Doutor em História pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Foi pesquisador visitante no Departamento de História da New York University (NYU). Possui mestrado em História pela UNIRIO e em Relações Internacionais pelo Institut dÉtudes Politiques de Paris (SciencesPo). Graduou-se em Ciências Políticas pela SciencesPo. Trabalhou na Organização para a Cooperação Econômica e o Desenvolvimento (OCDE) como pesquisador de assuntos latino-americanos. Seus principais campos de pesquisa são: História do Brasil Império, História das classes sociais no Brasil e História da Política Externa Brasileira. Atualmente, pesquisa a Proclamação da República e a Bacia do Prata no século XIX em perspectiva global.

© 2020 Hora Americana. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora