#49 - Uruguai: tradições democráticas, ditadura e abertura política

06/12/2022

A história recente do Uruguai nos mostra como, num contexto mais amplo, a América Latina se assemelha e se difere no processo de construção das bases democráticas nacionais. Em 1973, se instaurou uma ditadura militar no Uruguai, que dissolveu as Câmaras de representantes, fechou o palácio legislativo, fortaleceu o poder executivo, colocou partidos na clandestinidade, prendeu grevistas e montou um violento aparato de perseguição à oposição.

Diferente das outras ditaduras sul-americanas do período, o Uruguai teve três presidentes civis e apenas um militar. Isso, contudo, não eliminou a violência política aplicada após o golpe. Prisões, desaparecimentos, torturas, violência física e psicológica foram usadas como ferramentas de repressão à oposição.

Para compreendermos os eventos ocorridos no Uruguai neste período, no entanto, é necessário recuarmos um pouco no tempo. Nos anos 1960 e 1970, surgiram no país uma série de forças políticas que lutavam por mudanças e direitos. Além das organizações de trabalhadores, havia também o Movimento de Libertação Nacional, conhecido como Tupamaros. As ações desta guerrilha se inscrevem num cenário político bastante diverso, que foi se agudizando com o passar do tempo.

Nesse cenário de lutas sociais, o governo do então presidente Jorge Areco cooptou pautas ditas anticomunistas e se apoderou do poder, estabelecendo uma dura política de repressão aos guerrilheiros Tupamaros mesmo antes do golpe militar.

Quais eram as tradições democráticas antes do Golpe de Estado de 1973? Como estavam estruturadas as forças de esquerda e direita no país? Como se deu a resistência ao governo ditatorial? Quem foram suas vítimas? Como foi a redemocratização do país? De que forma o Uruguai tem lidado com seu passado? Para responder essas e outras questões, convidamos o professor André Lopes Ferreira, da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

O episódio já está disponível nas principais plataformas de podcast e também em nosso canal no YouTube. Esperamos que gostem do programa e deixem suas opiniões, sugestões e críticas! Também não esqueçam de nos seguir em nossas redes sociais.


Dicas e links

Disco "Guitarra Negra", de Alfredo Zitarrosa (1977)

Filme "Estado de Sítio", de Costa-Gravas (1973)

Livro "Breve Historia de la Dictadura", de Gerardo Caetano e José Rilla (1991)

Livro "Primavera num espelho partido", de Mario Benedetti (1982)

Filme "Uma noite de 12 anos", de Álvaro Brechner (2018)


Conheça nosso entrevistado

André Lopes Ferreira possui Graduação (2001), Mestrado (2004) e Doutorado (2011) em História pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Tem experiência na área de História com ênfase em História da América Latina, especialmente nos temas: partidos políticos, democracia cristã, comunismo, luta armada e ditadura militar. É Professor Adjunto de História da América na Universidade Estadual de Londrina - UEL

© 2020 Hora Americana. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora