#50 - Mulheres indígenas: gênero na América colonial

06/12/2022

A presença das mulheres indígenas na sociedade colonial ainda hoje é marcada por uma série de silenciamentos dentro da história da América. Fato esse que, no entanto, vem sendo revisto nos últimos anos através de novos questionamentos e pesquisas.

Falando especificamente das sociedades andinas, o papel do feminino sofreu profundas alterações após a ascensão dos Incas e, principalmente, a partir do contato com os espanhóis. Nesse novo cenário, a mulher começou a ser cada vez mais relacionada a ideias e conceitos de matriz cristã e europeia, como o de heresia, idolatria e de atuação junto ao demônio. Além disso, houve um progressivo processo de hierarquização das mulheres frente aos homens, fazendo com que funções e espaços até então ocupados por mulheres passassem a ter seu acesso restrito ao universo masculino.

As transformações em relação aos espaços público e privado e principalmente o estabelecimento de um binarismo de gênero criou limitações, apagamentos e silenciamentos na atuação da mulher na sociedade colonial. Porém, essas mudanças não foram realizadas sem resistência. Pesquisas recentes têm demonstrado que mulheres de diferentes regiões da América mantiveram seus papéis de poder, o que nos impede de identificarmos um movimento homogêneo e simplista. Além disso, é interessante pensarmos até que ponto conceitos como gênero e feminismo podem ser utilizados dentro dessa lógica indígena, e de que forma essas lutas são travadas até hoje dentro das comunidades.

Como era a atuação da mulher antes e depois da chegada dos europeus na América? Como a Igreja Católica impactou as relações entre homens e mulheres nessas sociedades? Quais são os desafios da pesquisa sobre mulheres indígenas com a predominância de olhares europeus e masculinos, além da escassez de fontes?

Para responder essas e outra questões, convidamos Lorena Gouvea de Araújo, doutora em História pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).

O episódio já está disponível nas principais plataformas de podcast e também em nosso canal no YouTube. Esperamos que gostem do programa e deixem suas opiniões, sugestões e críticas!


Dicas e links

Livro "O som do rugido da onça", de Micheliny Verunschk (2021)

Documentário "Sigo siendo", de Javier Corcuera (2013)

Podcast "História Pirata", episódio #75 - Gênero na América pré-colonial, com Susane Rodrigues de Oliveira (2021)

Podcast "Vamos a votar" (2022)


Conheça nossa entrevistada

Lorena Gouvêa de Araújo é Doutora (UERJ-FFP) com projeto intitulado "O Peru no feminino: o papel das mulheres na sociedade antiga e colonial nos Andes (séculos XVI e XVII)", sob orientação do professor Dr. Ronaldo Vainfas e coorientação da professora Dra. Elisa Fruhauf Garcia (UFF). É membro do grupo Companhia das Índias (UFF) desde 2017. Entre outubro de 2018 e abril de 2019 esteve vinculada à Pontifícia Universidad Católica del Perú (PUCP) para realização do doutorado sanduíche (PDSE - Capes), sob orientação externa do professor Dr. Francisco Hernández Astete. É mestre em História da América indígena Colonial pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), com dissertação "As Virtudes do Inca: A invenção do passado indígena na obra de inca Garcilaso de la Vega", sob orientação do professor Dr. Ricardo de Oliveira, quando analisou o processo de construção do passado indígena incaico, a partir da obra do mestiço Inca Garcilaso de la Vega. Trabalha atualmente com: América espanhola colonial - mulheres nativas - idolatria.

© 2020 Hora Americana. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora