Blog

Quando pensamos na América colonial, muitas vezes projetamos um período marcado por algumas características duradouras. Isto fica visível quando pensamos os indígenas que, muitas vezes, são representados de forma homogênea e atemporal, como se tivesse havido poucas transformações nos mais de três séculos de colonização europeia em nosso continente....

A América Latina vem passando por um momento de grandes transformações nos últimos anos. Em cada país essas mudanças vêm se dando de formas específicas que se relacionam às suas histórias nacionais e questões políticas e sociais particulares. Como em outras partes do mundo, vivem-se ainda por aqui os desdobramentos da crise econômica de 2008, que...

Desde fins do século XIX, os Estados Unidos passaram a adotar uma política intervencionista e agressiva em relação à América Latina. A chamada política do Big Stick ("Grande Porrete") foi marcante, por exemplo, em intervenções na ilha de Cuba, em 1898, e no Panamá, em 1903.

Os primeiros africanos escravizados chegaram às Américas já no início da colonização. Os últimos, atravessaram o oceano Atlântico na segunda metade da década de 1860, quando Cuba interrompeu o infame tráfico. Em 1888, a abolição da escravatura no Brasil colocou um fim nessa história de quase 4 séculos.

O território do atual México foi povoado por centenas de povos antes da chegada dos europeus. Porém, quase sempre ouvimos falar apenas de dois deles: os maias e os astecas.

No ano de 1998, foi eleito na Venezuela o presidente Hugo Rafael Chávez Frías, mais conhecido como Hugo Chávez. Com uma linha de pensamento mais à esquerda, Chávez foi oficial militar de carreira, fundador do Movimento Quinta República e também participou do plano mal sucedido de golpe de estado a Carlos Pérez, que presidia o país em 1992.

Na busca de uma construção identitária argentina calcada na figura do branco e europeu, lideranças do país têm constantemente negado a presença e a importância dos povos originários na formação da Argentina. As tentativas de apagamento dessas populações ficaram evidentes, por exemplo, quando o atual presidente, Alberto Fernández, afirmou que os...

No entanto, foi na literatura que seu nome alcançou grande repercussão. García Márquez é autor de "Cem anos de solidão", obra que rapidamente alcançou sucesso internacional se tornando peça fundamental do que viria a ser conhecido como o "boom latino-americano".

© 2020 Hora Americana. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora